Avaliação dos parâmetros permitidos de níquel para corpos de água doce utilizando o teste de Allium cepa

Autores

  • Annelise Francisco Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita filho UNESP - Câmpus Rio Claro
  • Cintya Aparecida Christofoletti FHO/UNIARARAS
  • Carmem Silvia Fontanetti UNESP - Câmpus Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n1p49

Palavras-chave:

Mutagênese ambiental, Metais pesados, Genotoxicidade, Mutagenicidade.

Resumo

Compostos de níquel são descartados em grandes quantidades no ambiente, fazendo dele um contaminante de relevância ecotoxicológica, uma vez que podem se bioacumular ao longo da cadeia trófica e/ou induzir danos genéticos aos organismos expostos. Nesse sentido, a legislação brasileira estabelece o limite máximo da concentração total de níquel permitida em corpos de água doce em 0,025 mg/l, que consiste em um quarto do estabelecido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA). O presente trabalho avaliou três concentrações de níquel, na forma de cloreto de níquel (NiCl2), tendo como referência àquela estabelecida como limite pela resolução 357/2005 do CONAMA (National Environmental Council), utilizando sementes de Allium cepa, com o intuito de mensurar o potencial tóxico, citotóxico, genotóxico e mutagênico deste elemento. Em tais concentrações, não foi verificada toxicidade ou citotoxicidade, ao passo que, para as três concentrações empregadas, observou-se a indução de efeitos genotóxicos e potencialmente mutagênicos, principalmente de células portadoras de micronúcleos, brotos e aderências cromossômicas. Dessa forma, infere-se que o cloreto de níquel possui ação aneugênica e/ou clastogênica. Esse estudo também serve de alerta para a contaminação aquática por metais, visto que a menor concentração utilizada e a permitida pela legislação brasileira induziram danos no organismo testado. Sugere-se a necessidade de revisar os parâmetros estabelecidos para este metal em corpos de água doce.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Annelise Francisco, Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita filho UNESP - Câmpus Rio Claro

Bióloga, mestranda em biologia celular e molecular, pelo Instituto de Biociências, UNESP/ Rio Claro

Cintya Aparecida Christofoletti, FHO/UNIARARAS

Bióloga, doutora em biologia celular e molecular, pelo Instituto de Biociências, UNESP/ Rio Claro. Atualmente é docente do Centro Universitario Herminio Ometto.

Carmem Silvia Fontanetti, UNESP - Câmpus Rio Claro

Bióloga, livre docente da UNESP, Instituto de Biociências de Rio Claro. Doutora em Ciências Biológicas (Zoologia) Professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.

Downloads

Publicado

2014-07-03

Como Citar

1.
Francisco A, Christofoletti CA, Fontanetti CS. Avaliação dos parâmetros permitidos de níquel para corpos de água doce utilizando o teste de Allium cepa. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 3º de julho de 2014 [citado 27º de abril de 2024];35(1):49-60. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/15526

Edição

Seção

Artigos