Avaliação da qualidade microbiológica da água de propriedades leiteiras dos municípios de Campo Bonito, Cascavel e Guaraniaçú – PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2014v35n1p25Palavras-chave:
Qualidade da Água, Leite, Zona ruralResumo
Os objetivos deste trabalho foram: conhecer a comunidade de mamíferos de médio e grande porte A água é considerada um dos elementos fundamentais para a existência do homem e precisa ser de qualidade. Porém, as condições gerais de saneamento deficientes são claramente refletidas nos dados disponíveis sobre mortalidade por doenças de veiculação hídrica. A cada ano, ocorrem cerca de 3,5 milhões de mortes relacionadas ao fornecimento inadequado de água, saneamento básico e higiene, predominantemente em países em desenvolvimento. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da água utilizada na higienização do úbere das vacas, de equipamentos e utensílios de ordenha em propriedades leiteiras dos municípios de Campo Bonito, Cascavel e Guaraniaçú - PR. Para isso, foram coletadas 32 amostras de água, oriundas de poços e minas, não tratadas, no período de abril/2009 a abril/2010 e realizadas análises por meio da contagem do Número Mais Provável de coliformes totais e Escherichia coli, de acordo com o método de Colilert. Verificou-se que 93,75% das amostras continham coliformes totais, que variaram de 2 a ? 2,4 x103 NMP/100 mL e que 37,5% continham E. coli, que variaram de 2 a 170 NMP/100 mL. A partir dos dados conclui-se que 37,5% das amostras estavam em desacordo com o padrão estabelecido pela Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde, que preconiza ausência de E.coli em 100 mL de água não tratada, proveniente de fontes e minas. Diante do contexto, propõe-se a realização de um trabalho de educação sanitária junto à população do meio rural, a adoção de medidas preventivas visando minimizar a ocorrência de enfermidades de veiculação hídrica, com a consequente melhoria da qualidade do leite produzido nessas propriedades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.