Biologia/Genética: O ensino de biologia, com enfoque a genética, das escolas públicas no Brasil – breve relato e reflexão

Autores

  • Joseane Moura Universidade Federal do Piauí
  • Maria do Socorro Meireles de Deus Universidade Federal do Piauí
  • Nilda Masciel Neiva Gonçalves Universidade Federal do Piauí
  • Ana Peron Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2013v34n2p167

Palavras-chave:

Educação, Escolas, Alunos, Sociedade

Resumo

Este trabalho teve por objetivo realizar uma breve revisão de literatura e reflexão sobre o ensino de biologia abordado nas séries do ensino médio das escolas públicas brasileiras. Com este estudo verificou-se que o ensino dessa ciência ainda é considerado abstrato, sem conexão com fatos da realidade e distanciado da sociedade no qual os alunos estão inseridos, principalmente quando os tópicos abordados são da área de genética. Verifica-se que estes tópicos são considerados de difícil entendimento gerando uma alienação por parte de um grande número de alunos principalmente quando os conteúdos são tecnologias e produtos advindos dessa área. Portanto, este relato sugere que o ensino de biologia, seja a cada dia mais, repensado de forma coerente e contextualizado frente à realidade do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseane Moura, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí.

Maria do Socorro Meireles de Deus, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí

Nilda Masciel Neiva Gonçalves, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí

Ana Peron, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

1.
Moura J, Meireles de Deus M do S, Gonçalves NMN, Peron A. Biologia/Genética: O ensino de biologia, com enfoque a genética, das escolas públicas no Brasil – breve relato e reflexão. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 19º de dezembro de 2013 [citado 4º de novembro de 2024];34(2):167-74. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/13398

Edição

Seção

Artigos