Acolhimento como estratégia para alcançar a integralidade da assistência em hospital de média complexidade

Autores

  • Carolina Brito Goulart Enfermeira. Pós Graduada em Gerência dos Serviços de Enfermagem na modalidade residência pela Universidade Estadual de Londrina / Londrina-PR.
  • Maria do Carmo Lourenço Haddad Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina / Londrina-PR.
  • Marli Terezinha Oliveira Vannuchi Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina / Londrina-PR.
  • Mariana Angela Rossaneis Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Estadual de São Paulo de Ribeirão Preto / Ribeirão Preto-SP.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2013v34n1p91

Palavras-chave:

Acolhimento, Humanização da Assistência, Serviço Hospitalar de Emergência.

Resumo

Acesso e acolhimento são elementos essenciais do atendimento, para que se possa atuar efetivamente sobre o estado de saúde do individuo. O acolhimento significa uma mudança na organização do processo de trabalho e uma nova diretriz para a instituição, além de uma postura diferenciada do profissional de saúde frente ao usuário. Este estudo descritivo foi realizado em um serviço de emergência de um hospital público de média complexidade, com o objetivo de identificar como o acolhimento com classificação de risco contribuiu para se alcançar à integralidade da assistência como um dos princípios do Sistema Único de Saúde. A coleta de dados foi realizada por meio da observação das estratégias utilizadas no acolhimento do usuário. A análise dos dados deu-se por meio do relato da realidade vivenciada no pronto socorro da instituição onde o estudo foi realizado, após a implantação do acolhimento com avaliação e classificação de risco, segundo a percepção dos autores. A implantação dessa estratégia de acolhimento foi um avanço para a instituição no reconhecimento da saúde como direito determinando a redução das filas de espera dos usuários, melhora no atendimento e satisfação do usuário e de funcionários da instituição, tornando o atendimento resolutivo, ético, integral e humanizado para os usuários que procuram o serviço.

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Publicado

2013-07-11

Como Citar

1.
Goulart CB, Haddad M do CL, Vannuchi MTO, Rossaneis MA. Acolhimento como estratégia para alcançar a integralidade da assistência em hospital de média complexidade. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 11º de julho de 2013 [citado 21º de novembro de 2024];34(1):91-6. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/13002

Edição

Seção

Artigos