Percepção materna sobre o apoio recebido para a amamentação: o olhar na perspectiva da vulnerabilidade programática
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2013v34n1p73Palavras-chave:
Aleitamento materno, Serviço de saúde, Vulnerabilidade em Saúde.Resumo
A pesquisa buscou compreender os relatos das mães sobre o apoio recebido do serviço de saúde e fatores determinantes na opção pela alimentação de seus filhos nos primeiros seis meses de vida, analisando pontos de vulnerabilidade para o não aleitamento. Estudo descritivo, qualitativo, realizado com mães que tiveram seus filhos entre os anos de 2002 e 2008 e eram moradoras das áreas de abrangência de três Unidades Básicas de Saúde do município de Londrina-PR. Para análise das falas foi utilizado a Análise de Conteúdo de Bardin e como referencial teórico o conceito de vulnerabilidade de Ayres, Paiva e Franca. A partir dos resultados surgiram cinco temas: Sentimentos maternos relacionados à amamentação; A influência da família no processo de aleitamento materno exclusivo; Dificuldades na amamentação; Informações recebidas nos diversos cenários de atenção; Apoio recebido dos profissionais de saúde. É possível identificar a intervenção do profissional tanto positiva quanto negativamente, criando ou deixando de reduzir vulnerabilidades. As barreiras para o sucesso do aleitamento podem estar ao alcance de intervenção profissional se forem criadas alternativas de solução onde este atue com seu conhecimento técnico-científico. Nossas ações devem ser pensadas para que, reduzindo-se as vulnerabilidades, consigamos alcançar maiores índices de aleitamento materno exclusivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.