Estudo da presença de síndrome metabólica e relação com o histórico familiar em escolares
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2013v34n1p23Palavras-chave:
Adolescente, Obesidade, Glicemia, Lipídeos.Resumo
Este trabalho tem por objetivo avaliar a prevalência de Síndrome Metabólica (SM) e a influência do histórico familiar em estudantes de escolas públicas e privadas. Foram avaliados 337 alunos de 2 escolas públicas e 2 particulares do Município de Marília-SP. Foram colhidos dados de peso, altura, índice de massa corpórea, circunferência da cintura, pressão arterial e aferições bioquímicas em jejum de glicemia, colesterol total, HDL-c, LDL-c e triglicerídeos. Observou-se que dos 337 alunos avaliados, 18,4% apresentam a SM. Dos portadores de SM: 92,8% nas escolas particulares apresentavam histórico familiar e 85,3% nas públicas. Do total de alunos estudados, 15,4% eram obesos e 54,0% sedentários. A alta prevalência da SM nos adolescentes indica a possibilidade de apresentarem complicações cardíacas na fase adulta. Sendo assim, são necessárias medidas intervencionistas urgentes, abordadas por equipe multidisciplinar para que este grupo etário seja assistido integralmente para que se tornem indivíduos adultos mais saudáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.