Influência do nível de concentrado na dieta e do biotipo corporal sobre variáveis produtivas de bovinos de corte da raça Guzerá
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p4305Palavras-chave:
Carcaça, Confinamento, Comportamento, Desempenho, Custos, Qualidade de carne.Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a dieta (50 ou 80% de concentrado) e o biótipo corporal (precoce ou tardio) sobre o desempenho, comportamento, carcaça, qualidade de carne e estimativas de custos com alimento na terminação de bovinos de corte da raça Guzerá confinados. Aumentar os níveis de concentrado na dieta pode melhorar o desempenho e a gordura na carcaça em animais ruminantes, porém animais de corte da raça Guzerá podem ser mais eficientes na conversão de forragem, o que influenciaria diretamente a viabilidade econômica do sistema de produção. Foram utilizados 32 bovinos de corte da raça Guzerá, machos não castrados com 32±2 meses de idade. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 4 tratamentos e 6 repetições, em esquema fatorial 2x2 (2 dietas x 2 biótipos corporais). O peso corporal inicial e final foi de 459,4±31,2 kg e 566,7±40,8 kg, respectivamente. Não houve alteração (P > 0,05) no consumo de matéria seca, conversão alimentar e ganho de peso diário pelo aumento de 80% de concentrado na dieta. Animais alimentados com 80% de concentrado na dieta passou um tempo menor (P < 0,05) em ruminação (17,8±6,3 vs 6,3±2,7% do tempo avaliado). O biótipo corporal não modificou (P > 0,05) as variáveis estudadas. O aumento de 50 para 80% na proporção de concentrado na dieta aumenta a gordura na carcaça, com retorno positivo no processo de produção, mesmo com uma redução de ruminação, o que pode levar a uma redução no bem-estar nos animais que consomem 80% de concentrado na dieta. O biótipo corporal não afeta as variáveis estudadas, mas é importante ressaltar que a idade de abate desses animais pode, provavelmente, ter influenciado essa resposta. Neste sentido, para escolha da dieta deve-se considerar o custo de alimentação, e de acordo com o custo estimado neste estudo, a dieta com 80% de concentrado é mais adequada para o abate de bovinos de corte da raça Guzerá.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.