Sorologia e histopatologia de Toxoplasma gondii e Neospora caninum em cães portadores de distúrbios neurológicos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2002v23n1p9Palavras-chave:
Neospora caninum, Toxoplasma gondii, Sistema nervoso, Cães, Imuno-histoquímica.Resumo
Neste trabalho estudou-se a participação do Toxoplasma gondii e Neospora caninum na etiologia de sinais neurológicos em cães. Foram utilizados 98 cães com distúrbios neurológicos provenientes da área urbana divididos em dois grupos: Grupo I constituído de 67 animais atendidos no período de 1987 a 1990 pelo Serviço de Neurologia Animal da Universidade Estadual de Londrina, onde se utilizaram os tecidos emblocados em parafina e Grupo II com 31 animais atendidos no período de 2000 a 2001 nesta mesma instituição. Os animais foram avaliados sorologicamente para pesquisa de anticorpos contra T. gondii e N. caninum. Os resultados da sorologia para T. gondii obtidos no grupo I e II foram 82,5% e 35.4%, respectivamente. Foram observadas lesões histológicas compatíveis com cinomose nos dois grupos. Cistos de T. gondii foram diagnosticados em dois cães através da histopatologia e imuno-histoquímica. A neosporose não foi diagnosticada em nenhum animal, provavelmente devido à procedência urbana dos animais estudados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Jamile Haddad Giraldi, Ana Paula Frederico Rodrigues Loureiro Bracarense, Odilon Vidotto, Eduardo Alberto Tudury, Italmar Teodorico Navarro, Thiago Neves Batista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













