Microbiota fúngica em amostras de água potável e esgoto doméstico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p301Palavras-chave:
Penicillium, Aspergillus, Geotrichum, Levedura.Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar a microbiota fúngica presente na água potável e no esgoto doméstico de distintos bairros de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Amostras de água e esgoto foram colhidas durante as quatro estações do ano e analisadas pela técnica de Unidades Formadoras de Colônias (UFC). Foi observada a presença dos gêneros Penicillium, Aspergillus e leveduras nas amostras de água. No esgoto, além dos agentes fúngicos reportados na água foi identificado o gênero Geotrichum. Dessa forma, conclui-se que o tratamento da água realizado no município não é capaz de eliminar estes agentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Tayana Sessegolo, Camila Tochetto, Régis Adriel Zanette, Aleksandro Schafer da Silva, Sydney Hartz Alves, Silvia Gonzalez Monteiro, Janio Morais Santurio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













