Caracteres de Pennisetum spp. para seleção inicial no programa de melhoramento genético do capim-elefante
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p2035Palavras-chave:
Clones, Descritores morfológicos, Híbridos, Milheto, Repetibilidade, Teor de matéria seca.Resumo
O trabalho foi conduzido na Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Itambé-PE, objetivando analisar diferentes caracteres na seleção inicial de clones de Pennisetum sp. com base no coeficiente de repetibilidade e no número de medidas necessário para predição de seu valor genotípico ( = 0,80). Diante do elevado número de genótipos na Fase I do programa de melhoramento e da necessidade de se reduzir quando se progride para a Fase II, é relevante a identificação de caracteres de alto valor genotípico e de fácil mensuração ou obtenção para seleção inicial. Assim, optou-se em avaliar o coeficiente de repetibilidade e no número de medidas necessário para predição do valor genotípico de 23 caracteres, entre morfológicos e produtivos, de 472 clones de Pennisetum spp. em parcelas não repetidas. A repetibilidade foi estimada por meio dos componentes da análise de variância. Teor de matéria seca, cor da lâmina foliar, cor da nervura foliar central, cor da bainha e cor do entrenó foram menos influenciados pelas condições ambientais, sendo possível predizer o valor genotípico ( =0,80) dos mesmos com no máximo quatro medidas. É possível predizer o valor genotípico dos caracteres teor de matéria seca, cor da lâmina foliar, cor da nervura foliar central, cor da bainha e cor do entrenó com apenas quatro avaliações, classificando-os como de alta facilidade de predição e confiáveis na seleção inicial de Pennisetum spp.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.