Babesiose cerebral em bezerros oriundos de transferência de embrião.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1999v20n1p87Palavras-chave:
Babesia bovis, Babesiose cerebral, Bovino.Resumo
O presente trabalho relata a ocorrência de babesiose cerebral em bezerros oriundos de transferência de embrião. Os animais, machos, das raças Simental e Limousin, tinham idade entre 14 e 20 dias. À necropsia observou-se a presença de Boophilus microplus, esplenomegalia, hepatomegalia, vesicula biliar distendida e urina de coloração escura. Nas impressões de córtex cerebral caiadas pelo método de Giemsa constatou-se a presença de hemácias parasitadas por Babesia bovis. Ao exame histopatológico observou-se em cérebro congestão passiva acentuada e edema perivascular. Em fígado observou-se degeneração vacuolar de hepatócitos, megalocitose e cilindros biliares. Os achados macroscópicos e microscópicos confirmaram o diagnóstico de infecção por B. bovis e pode-se concluir que bezerros nascidos de transferêneia de embriões têm maior susectibilidade para desenvolver babesiose cerebral severa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.