Polpa de frutos adicionada ao meio de cultivo no crescimento in vitro de orquídea

Autores/as

  • Gilberto Rostirolla Batista de Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Alessandro Borini Lone Universidade Estadual de Londrina
  • Ricardo Tadeu de Faria Universidade Estadual de Londrina
  • Karen Sinéia de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n3p1141

Palabras clave:

Meio de cultivo alternativo, Cattleya bicolor Lindl., Conservação, Subcultivo, Coco.

Resumen

 

Os frutos apresentam potencial para serem utilizados na elaboração de meios de cultivo para facilitar a produção de orquídeas em pequenas propriedades, contribuindo para a rentabilidade do cultivo. Objetivou-se com este trabalho analisar o crescimento in vitro de Cattleya bicolor Lindl. Cultivada em meio de cultivo simplificado e suplementado com polpa de diferentes frutos. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com oito plântulas por repetição e 10 repetições por tratamento, totalizando 80 mudas por tratamento. Os tratamentos foram o incremento de 150 g L-1 de polpa sem casca ou semente de Solanum lycopersicum L. maduro, Musa cavendishii L. entre verde e maduro, Sechium edule (Jacq.) Sw., Carica papaya L. maduro ou Cocos nucifera L. verde e o tratamento controle foi o MS 50 %. Os frascos foram mantidos em câmara de crescimento por sete meses antes das avaliações de porcentagem de sobrevivência das plântulas, comprimento da parte aérea (cm), número de folhas, porcentagem de enraizamento, número de raízes, comprimento das raízes e massa seca da parte aérea e das raízes. As maiores porcentagens de sobrevivência das plântulas foram para os meios de cultura MS 50 %, MS suplementado com banana e coco. Contudo, com os resultados de porcentagem de sobrevivência e porcentagem de enraizamento obtidos, é possível ressaltar os meios de cultivo MS 50 % e o suplementado com coco sobre os meios de cultivo mais tradicionais contendo polpas de banana ou tomate. O meio de cultivo simplificado suplementado com polpa de coco é o mais adequado como alternativa ao meio MS com metade dos macronutrientes para o crescimento in vitro de C. bicolor. O meio de cultura simplificado suplementado com polpa de mamão não é recomendado para o desenvolvimento in vitro de Cattleya bicolor Lindl.

 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Gilberto Rostirolla Batista de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Discente de Doutorado em Agronomia, Produção Vegetal, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP/FCAV, Jaboticabal, SP.

Alessandro Borini Lone, Universidade Estadual de Londrina

Discente de Doutorado em Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR.

Ricardo Tadeu de Faria, Universidade Estadual de Londrina

Eng° Agrº, Prof. Dr. Associado do Deptº de Agronomia,UEL, Londrina, PR.

Karen Sinéia de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Discente de graduação em Agronomia, UEL, Londrina, PR.

Publicado

2013-06-24

Cómo citar

Souza, G. R. B. de, Lone, A. B., Faria, R. T. de, & Oliveira, K. S. de. (2013). Polpa de frutos adicionada ao meio de cultivo no crescimento in vitro de orquídea. Semina: Ciências Agrárias, 34(3), 1141–1146. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n3p1141

Número

Sección

Comunicações

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3