Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento

Autores/as

  • Alexandre do Espírito Santo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.1981v2n8p189

Resumen

 

Podem critérios, escolhidos empiricamente, se satisfeitos por um país em desenvolvimento, predizer a existência de curso de Biblioteconomia nesse pais? O principal objetivo deste estudo é apresentar um método para determinar o poder discriminatório e eficácia de cada critério, num conjunto de dez critérios, como preditor de faculdade de Biblioteconomia. Vinte e um países em desenvolvimento foram amostrados aleatoriamente de um universo de sessenta e três, segundo classificação das Nações Unidas. Através de técnicas estatísticas, incluindo a correlação ponto-bisserial, testou-se a eficácia de critérios como preditores da existência de faculdade de Biblioteconomia nesses países. Os resultados mostram que a maioria dos critérios tem valor preditivo. Todavia, a interação de critérios econômicos, educacionais, e informacionais é condição sine qua non para que surjam cursos de Biblioteconomia nos países em desenvolvimento.

 

Biografía del autor/a

Alexandre do Espírito Santo, Universidade Estadual de Londrina

 

Doctor of Philosophy (Ph. D.) professor no Centro de Educação Comunicação e Artes; FUEL.

 

Publicado

1981-02-08

Cómo citar

Espírito Santo, A. do. (1981). Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento. Semina: Ciências Agrárias, 2(8), 189–198. https://doi.org/10.5433/1679-0359.1981v2n8p189

Número

Sección

Artigos