Teores de pigmentos fotossintéticos, taxa de fotossíntese e estrutura de cloroplastos de plantas jovens de Mikania laevigata Schultz Bip. ex Baker cultivadas sob malhas coloridas

Autores/as

  • Girlene Santos de Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Evaristo Mauro de Castro Universidade Federal de Lavras
  • Ângela Maria Soares Universidade Federal de Lavras
  • Anacleto Ranulfo dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Eduardo Alves Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4Sup1p1843

Palabras clave:

Guaco, Qualidade de luz, Intensidade de luz, Sombreamento.

Resumen

O guaco (Mikania laevigata) é uma planta medicinal, usada para o tratamento de febre, reumatismo, gripe e doenças do trato respiratório. O entendimento do comportamento fisiológico dessa espécie e as suas respostas às condições do ambiente tornam-se necessários ao aperfeiçoamento dos métodos de cultivo. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos do sombreamento com uso de malhas coloridas na concentração de pigmentos fotossintéticos, na taxa de fotossíntese e na ultra-estrutura de cloroplastos de plantas de Mikania laevigata. As plantas foram cultivadas por quatro meses sob malhas de 50% de sombreamento nas cores azul, vermelha e cinza e a pleno sol (0%). As plantas mantidas a pleno sol tiveram os menores teores de clorofila a e b e o menor teor de carotenóides, enquanto aquelas cultivadas sob malha azul tiveram a maior concentração de clorofilas a e b. A menor densidade de cloroplastos foi encontrada nas plantas cultivadas a pleno sol. Nos tratamentos com 50% de sombreamento, foram verificados cloroplastos mais alongados. Com relação à taxa de fotossíntese potencial, não foi observada nenhuma diferença significativa entre plantas crescidas sob as malhas vermelha, cinza e azul, fato que leva a acreditar que o espectro diferenciado transmitido pelas malhas coloridas não interferiu no aparelho fotossintético do guaco.

Biografía del autor/a

Girlene Santos de Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Profa Adjunto do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB. Rua Rui Barbosa, 710, Centro, Cruz das Almas, BA, CEP 44.380-000.

Evaristo Mauro de Castro, Universidade Federal de Lavras

Prof. Adjunto do Deptº de Biologia, Universidade Federal de Lavras, UFLA. Campus Universitário, C P 3037, Lavras, MG, CEP 37.200-000.

Ângela Maria Soares, Universidade Federal de Lavras

Profª. Adjunto do Deptº de Biologia, Universidade Federal de Lavras, UFLA. Campus Universitário, C P 3037, Lavras, MG, CEP 37.200-000.

Anacleto Ranulfo dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Prof. Associado do CCAAB/UFRB, Cruz das Almas, BA.

Eduardo Alves, Universidade Federal de Lavras

Prof. Adjunto do Deptº de Fitopatologia, UFLA, Lavras, MG, CEP 37.200-000

 

Publicado

2011-12-06

Cómo citar

Souza, G. S. de, Castro, E. M. de, Soares, Ângela M., Santos, A. R. dos, & Alves, E. (2011). Teores de pigmentos fotossintéticos, taxa de fotossíntese e estrutura de cloroplastos de plantas jovens de Mikania laevigata Schultz Bip. ex Baker cultivadas sob malhas coloridas. Semina: Ciências Agrárias, 32(4Sup1), 1843–1854. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4Sup1p1843

Número

Sección

Comunicações

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.