Características químicas e densidade global de um latossolo vermelho eutróferrico cultivado com plantas de cobertura em Toledo-PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1245Palavras-chave:
Adubação verde, Pennisetum glaucum, Vicia villosaResumo
A expansão da fronteira agrícola através de desmatamentos, adoção de mecanização intensiva e uso de práticas de manejo inadequadas, tem promovido alterações nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, resultando em processos de degradação, reduzindo desta maneira a produtividade. Com base no exposto, o objetivo do trabalho foi avaliar características químicas e densidade global de um Latossolo Vermelho Eutróferrico, da área experimental da Fazenda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus Toledo, sob tratamentos do milheto (Pennisetum glaucum) e da ervilhaca peluda (Vicia villosa) como plantas de cobertura. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso com quatro repetições, em que os tratamentos foram: milheto, ervilhaca peluda e testemunha (vegetação espontânea). As avaliações foram de produção de massa seca, na qual o milheto apresentou maior quantidade (7.07 Mg ha¹); densidade global do solo, em que a testemunha apresentou menor valor, enquanto a ervilhaca peluda teve o maior; densidade populacional de plantas daninhas, que foi maior no tratamento testemunha; química do solo, na qual tanto a ervilhaca peluda quanto o milheto apresentaram bons resultados comparados com a testemunha, diferenciando-se em alguns nutrientes, como fósforo, potássio e nitrogênio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.