Um novo paradigma para a aprendizagem da complexidade das relações água/solo/planta/atmosfera

Autores/as

  • Ricardo Serra Borsatto Universidade Estadual de Campinas
  • Nilce Nazareno da Fonte Universidade Federal do Paraná
  • Celina Wisniewski Universidade Federal do Paraná
  • Wellington Cesar Adão Universidade Federal do Paraná
  • Michelle Melissa Althaus Ottmann Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n3p399

Palabras clave:

Epistemologia ambiental, Educação.

Resumen

Este ensaio compartilha as dificuldades e os caminhos percorridos, dentro de uma disciplina de pós-graduação, quando utilizado um novo paradigma para o ensino-aprendizagem das diversas relações naturais existentes dentro de ecossistemas. Para tanto no decorrer deste ensaio é realizada uma fundamentação teórica que visa evidenciar as carências do paradigma cartesiano na compreensão de ecossistemas naturais, ao final são propostos novos caminhos para este ensino-aprendizagem, os quais sugerem uma visão e abordagem mais holística e sistêmica acerca dos ecossistemas naturais, de forma a demonstrar a complexidade das infinitas relações presentes nos mesmos. Por meio de leituras e discussões de textos escritos por autores que alertam para a necessidade de haver uma nova maneira de se entender os ecossistemas naturais e ainda por meio de uma visita a um ecossistema particular na Ilha do Mel, PR, os discentes realizaram trocas de percepções, aonde foi evidenciada a diferença de percepções de um mesmo ecossistema, e apesar disto todos estavam à sua maneira representando a realidade. Foi possível então, observar que os alunos despertaram para a importância e necessidade de haver uma nova abordagem não só de ecossistemas naturais, mas também do próprio mundo urbano no qual vivemos.

Biografía del autor/a

Ricardo Serra Borsatto, Universidade Estadual de Campinas

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia, Doutorando em Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

Nilce Nazareno da Fonte, Universidade Federal do Paraná

Professoras Dras. do Programa de Pós-Gradução em Agronomia da Universidade Federal do Paraná.

Celina Wisniewski, Universidade Federal do Paraná

Professoras Dras. do Programa de Pós-Gradução em Agronomia da Universidade Federal do Paraná.

Wellington Cesar Adão, Universidade Federal do Paraná

Eng. Agrônomo, Mestrando em Ciências do Solo, Depto. de Solos, Universidade Federal do Paraná, UFPR.

Michelle Melissa Althaus Ottmann, Universidade Federal do Paraná

Engenheira Florestal, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia, UFPR.

Publicado

2007-08-30

Cómo citar

Borsatto, R. S., Fonte, N. N. da, Wisniewski, C., Adão, W. C., & Ottmann, M. M. A. (2007). Um novo paradigma para a aprendizagem da complexidade das relações água/solo/planta/atmosfera. Semina: Ciências Agrárias, 28(3), 399–408. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n3p399

Número

Sección

Artigos de revisões

Artículos más leídos del mismo autor/a