Persistência da ação inseticida e repelência da Terra de Diatomácea para o cascudinho-dos-aviários Alphitobius diaperinus (Panzer, 1797) (Coleoptera: Tenebrionidae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n1p201Palavras-chave:
Controle alternativo, Pós-inertes, Produção animal, TD.Resumo
A persistência da ação inseticida da terra de diatomácea (TD), e o seu efeito repelente foram avaliados contra o cascudinho-dos-aviários, Alphitobius diaperinus. Para o experimento de persistência foram utilizados potes plásticos (20 cm de diâmetro) com cama tratada com TD (172g/m2). Foram liberados 13g de adultos de cascudinho (cerca de 1100 insetos), e a mortalidade foi avaliada retirando-se e fazendo a contagem dos insetos mortos nos recipientes 10, 20 e 30 dias após a infestação. Este procedimento repetiu-se com 80, 160, 240, 320 e 400 dias após a aplicação de TD. Para avaliação da repelência foram utilizadas bandejas plásticas com (36×24×6 cm C×L×A), contendo 5 cm de cama de aviário tratada e não-tratada com TD (200g/m2) em metade de cada bandeja. Foram liberados 13g de adultos de cascudinho na linha de divisão dos tratamentos, avaliando-se após 1, 4, e 7 dias da infestação, pela contagem dos insetos presentes em cada área. Obteve-se atividade inseticida até oito meses após a aplicação (60% de mortalidade), demonstrando a persistência da ação inseticida da TD na cama de aviário. Além disso, o produto apresentou ação repelente para os insetos, a qual deve ser considerada no estabelecimento de estratégias de controle do cascudinho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Daian Guilherme Pinto de Oliveira, Luis Francisco Angeli Alves, Luiz Paulo Calixto Marchese, Dhyego Thomazoni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













