Detecção de anticorpos contra Neospora caninum e Toxoplasma gondii em soros de bubalinos ( Bubalus bubalis) no Estado de São Paulo, Brasil

Autores/as

  • Luciano Melo de Souza Centro de Pesquisas em Sanidade Animal
  • Adjair Antonio do Nascimento Centro de Pesquisas em Sanidade Animal
  • Patricia Iriê Furuta de Pesquisas em Sanidade Animal
  • Lúcia Mara Souza Basso Universidade Estadual de São Paulo
  • Daniela Miyasaka da Silveira Centro de Pesquisas em Sanidade Animal
  • Alvimar José da Costa Centro de Pesquisas em Sanidade Animal

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2001v22n1p39

Palabras clave:

Bubalus bubalis, Neospora caninum, Toxoplasma gondii, RIFI.

Resumen

Bubalinos são susceptíveis à infecção por Neospora caninum e Toxoplasma gondii, contribuindo assim para a disseminação destes protozoários na natureza. A ocorrência de anticorpos foi investigada em soro sangüíneo de bubalinos, utilizando-se a técnica de imunofluorescência indireta (IFI). Foram avaliados os fatores raça e idade dos búfalos, e também pesquisada a presença de anticorpos contra os dois parasitos em cães e humanos de convívio estreito com os bubalinos. Amostras de soros foram colhidas de búfalos (n=411), cães (n=8) e humanos (n=14), oriundos de propriedades com características leiteiras e examinadas em laboratório. Dentre os soros de bubalinos testados, 56,0% foram reagentes (> 1:200) para N. caninum e 49,9% reagiram (> 1:64) contra T. gondii. ostraram-se reagentes aos dois protozoários 33,9% dos búfalos. Dos soros de cães 25,0% reagiram ao N. caninum (> 1:50) e 62,5% contra o T. gondii (> 1:16). Nenhum soro humano mostrou-se reagente em níveis considerados positivos (> 100) pela literatura revisada. As fêmeas, entre 5 e 6 anos de idade, apresentaram maior percentual de sororreagentes a T. gondii. Os resultados obtidos permitem inferir que tanto o Neospora caninum quanto o Toxoplasma gondii encontramse bastante disseminados entre os rebanhos investigados e que aparentemente a raça e a idade das fêmeas não interferiram na freqüência de indivíduos sororreagentes ao N. caninum.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Luciano Melo de Souza, Centro de Pesquisas em Sanidade Animal

Aluno de pós-graduação da FCAV/UNESP, Jaboticabal. CPPAR - Centro de Pesquisas em Sanidade Animal,/FCAV/UNESP, Campus de Jaboticabal.

Adjair Antonio do Nascimento, Centro de Pesquisas em Sanidade Animal

CPPAR - Centro de Pesquisas em Sanidade Animal,/FCAV/UNESP, Campus de Jaboticabal.

Patricia Iriê Furuta, de Pesquisas em Sanidade Animal

CPPAR - Centro de Pesquisas em Sanidade Animal,/FCAV/UNESP, Campus de Jaboticabal.

Lúcia Mara Souza Basso, Universidade Estadual de São Paulo

Aluno de pós-graduação da FCAV/UNESP, Jaboticabal

Daniela Miyasaka da Silveira, Centro de Pesquisas em Sanidade Animal

Aluno de pós-graduação da FCAV/UNESP, Jaboticabal. CPPAR - Centro de Pesquisas em Sanidade Animal,/FCAV/UNESP, Campus de Jaboticabal.

Alvimar José da Costa, Centro de Pesquisas em Sanidade Animal

CPPAR - Centro de Pesquisas em Sanidade Animal,/FCAV/UNESP, Campus de Jaboticabal.

Publicado

2001-08-18

Cómo citar

Souza, L. M. de, Nascimento, A. A. do, Furuta, P. I., Basso, L. M. S., Silveira, D. M. da, & Costa, A. J. da. (2001). Detecção de anticorpos contra Neospora caninum e Toxoplasma gondii em soros de bubalinos ( Bubalus bubalis) no Estado de São Paulo, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 22(1), 39–48. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2001v22n1p39

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 > >>