Qualidade do leite produzido por pequenos e grandes produtores

Authors

  • Jose Carlos Ribeiro Junior Universidade Estadual de Londrina
  • Ronaldo Tamanini Universidade Estadual de Londrina
  • Livia Cavaletti Corrêa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vanerli Beloti Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n2p883

Keywords:

Contagem de células somáticas, Contagem bacteriana total, Composição, Gordura, Proteína.

Abstract

O objetivo do presente trabalho foi comparar a qualidade microbiológica e físico-química do leite cru refrigerado  roduzido por pequenos e grandes produtores do estado do Paraná, Brasil. Foram avaliadas amostras de leite cru refrigerado, oriundas de pequenos (49) e grandes (21) produtores. A caracterização das propriedades foi realizada através da observação e aplicação de questionários. A Contagem Bacteriana Total (CBT) foi realizada por citometria de fluxo e em PetrifilmTM AC, a Contagem de Células Somáticas (CCS) por citometria de fluxo e os percentuais de gordura, proteína, lactose e sólidos totais por infravermelho. Foram observadas diferenças de tecnificação entre os pequenos e grandes produtores, o que provavelmente influenciou a qualidade microbiológica do leite cru. A contaminação do leite foi substancialmente superior no leite produzido por pequenos produtores, como demonstrado pelas médias de CBT 3,8 x 106 UFC/mL e 1,5 x 104 UFC/mL, respectivamente para pequenas e grandes propriedades. Considerando o padrão vigente de qualidade microbiológica do leite cru refrigerado determinado pela legislação, 24 (49%) pequenos produtores estão em desacordo, enquanto todos os grandes produtores estão em conformidade com a legislação. A CCS média foi de 2,2 x 105 CS/mL para os pequenos e 3,9 x 105 CS/mL para os grandes produtores de leite. O leite oriundo dos pequenos produtores apresentou percentuais médios de gordura, proteína e sólidos totais significativamente superiores. O percentual de lactose foi o único quesito que apresentou resultado significativamente superior para o leite dos grandes produtores. Em suma, a qualidade microbiológica foi superior no leite de grandes produtores, os problemas com CCS são proporcionais à produtividade e a composição apresenta maior composição de sólidos no leite obtido por pequenos produtores.

Author Biographies

Jose Carlos Ribeiro Junior, Universidade Estadual de Londrina

Discente de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Ronaldo Tamanini, Universidade Estadual de Londrina

Dr. em Ciência Animal, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Livia Cavaletti Corrêa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Drª em Ciência Animal, Laboratório Nacional Agropecuário Unidade Campinas, LANAGRO, Campinas, SP, Brasil.

Vanerli Beloti, Universidade Estadual de Londrina

Profª Drª, Deptº de Medicina Veterinária Preventiva, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Published

2015-04-22

How to Cite

Ribeiro Junior, J. C., Tamanini, R., Silva, L. C. C. da, & Beloti, V. (2015). Qualidade do leite produzido por pequenos e grandes produtores. Semina: Ciências Agrárias, 36(2), 883–888. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n2p883

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3 4 5 

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.