Efeito da administração intramuscular de butafosfan e cobalamina na qualidade do Sêmen Fresco e Resfriado de Garanhões
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n4p2603Keywords:
Eqüino, Sêmen, Catosal B12.Abstract
A utilização de Butafosfan em combinação com cobalamina modula uma série de funções metabólicas celulares em várias espécies. Seu uso melhora o desempenho produtivo e reprodutivo e reduz as respostas ao estresse em animais. Apesar de todos esses atributos, até agora não houve estudos controlados para avaliar os efeitos da substância Butafosfan e cobalamina sobre a qualidade do sêmen de garanhões. O objetivo deste estudo foi avaliar a ação do Butafosfan em combinação com cobalamina sobre a qualidade do sêmen fresco e resfriado de garanhões. Quatro garanhões saudáveis foram mantidos no mesmo lugar e sob as mesmas condições de manejo durante todo o experimento. Garanhões foram divididos aleatoriamente em dois grupos de tratamento em um desenho cruzado 2x2. Garanhões do grupo A foram tratados com uma injeção intramuscular de Butafosfan duas vezes por semana durante 80 dias, enquanto o grupo B não recebeu qualquer tratamento. Depois disso, ambos os grupos não foram tratados durante mais 80 dias, permitindo um período de washout para o grupo tratado. Em seguida, os grupos foram invertidos, o grupo B foi tratado com Butafosfan enquanto o grupo A agiu como controle por mais 80 dias. O sêmen foi coletado duas vezes por semana, diluído em leite desnatado e avaliado para a contagem total de espermatozoides, motilidade progressiva e total, integridade da membrana (coloração CFDA/PI) e funcionalidade de membrana (teste HOS) em 0 e 24 horas após conservação a 5ºC. Os dados foram analisados comparando os valores obtidos a partir dos garanhões tratados entre os dias 60 e 84 de tratamento e os valores obtidos a partir do mesmo garanhão durante o período de controle. Não foram considerados os ejaculados do período washout entre os dias 1 e 63 de tratamento. Um total de 85 ejaculados foram analisados por análise de variância simples (ANOVA). As médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância. Nenhuma diferença significativa foi observada no sêmen fresco e refrigerado em relação à contagem total de espermatozoides, motilidade total, motilidade progressiva, integridade de membrana e funcionalidade de membrana, nos grupos tratados e controle, respectivamente. Não foram detectadas interações no sêmen fresco e resfriado. O uso de Butafosfan e cobalamina não afetou a qualidade seminal de garanhões jovens e férteis. Ele pode ser usado rotineiramente e com segurança em garanhões. No entanto, contrariamente às observações em humanos e touros, o uso de cobalamina não melhorou os parâmetros seminais nestes garanhões.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.