Imagens de Raios-X (Microfocus) no controle de qualidade de castanha do Brasil

Authors

  • Margareth Kazuyo Kobayashi Dias Franco Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares
  • Fabiano Yokaichiya Helmholtz Zentrum Berlim für Materialien und Energie GmbH
  • Nikolay Kardjilov Helmholtz Zentrum Berlim für Materialien und Energie GmbH
  • Antônio Carlos Ferraz Faculdade de Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n4p2565

Keywords:

Bertholletia excelsa, Fungos, Micro tomografia, Contraste de fase, Imagem raios-X.

Abstract

 

Atualmente os grandes centros comerciais de processamento de alimentos buscam a avaliação prévia da qualidade dos produtos através de técnicas não destrutivas, devido aos apelos econômicos e de segurança alimentar. A classificação de castanhas-do-brasil através desta avaliação permite a separação das castanhas indesejáveis com a finalidade de evitar contaminações durante o processo de extração da amêndoa. O objetivo desse estudo foi avaliar a viabilidade do uso da imagem de raios-X, obtida através da técnica de contraste de fase para avaliação da qualidade da castanha. Para este objetivo, detalhes da técnica de são descritos e amostras de castanhas-do-brasil são investigadas pelas técnicas de imageamento por microtomografia e por contraste de fase de raios-X. São utilizadas castanhas saudáveis e castanhas tratadas, sendo estas últimas utilizadas com o objetivo de identificar modificações. Concluiu-se que ambas as imagens de radiografia e de tomografia de raios-X, apresentam um grande potencial para discriminar características morfológicas das castanhas e selecionar amostras saudáveis das tratadas. Dentro do conjunto de amostragem, castanhas grandes e castanhas que apresentam espaços maiores entre casca e amêndoa, mostraram formações atípicas. Ambas as técnicas mostraram-se também promissoras para serem utilizadas em linhas de produção automatizadas. Não obstante, através da microtomografia faz-se possível a visualização de características físicas mais detalhadas que não podem ser observadas usando as técnicas convencionais de imageamento de raios-X, como a radiografia convencional. A investigação da natureza destas formações, como elas afetam a qualidade das castanhas e sua evolução em função do tempo de armazenamento devem ser alvos de futuras investigações.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Margareth Kazuyo Kobayashi Dias Franco, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Pesquisador Dr., Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN, Reator Multipropósito Brasileiro, São Paulo, SP, Brasil.

Fabiano Yokaichiya, Helmholtz Zentrum Berlim für Materialien und Energie GmbH

Pesquisador Dr., Department Quantum Phenomena in Novel Materials, Helmholtz Zentrum Berlim für Materialien und Energie GmbH, Hahn-Meitner-Platz 1 D-141 09 Berlin, Germany.

Nikolay Kardjilov, Helmholtz Zentrum Berlim für Materialien und Energie GmbH

Pesquisador Dr., Institut Angewandte Materialforschung, Helmholtz Zentrum Berlim für Materialien und Energie GmbH, Hahn- Meitner-Platz 1 D-141 09 Berlin, Germany.

Antônio Carlos Ferraz, Faculdade de Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas

Prof. Dr., Faculdade de Engenharia Agrícola-FEAGRI, Universidade Estadual de Campinas, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, SP, Brasil.

Downloads

Published

2015-08-13

How to Cite

Franco, M. K. K. D., Yokaichiya, F., Kardjilov, N., & Ferraz, A. C. (2015). Imagens de Raios-X (Microfocus) no controle de qualidade de castanha do Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 36(4), 2565–2576. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n4p2565

Issue

Section

Articles

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.