Probabilidade de dias potencialmente úteis de trabalho durante o ano em Londrina

Authors

  • Letícia Trindade Ataíde Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Henrique Caramori Instituto Agronômico do Paraná
  • Wilian da Silva Ricce Instituto Agronômico do Paraná
  • Danilo Augusto Bambini Silva Instituto Agronômico do Paraná
  • José Roberto Pinto de Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6p2215

Keywords:

Distribuição binomial negativa, Cadeia de Markov, Probabilidade condicional, Obras em ambiente externo, , Trafegabilidade agrícola.

Abstract

Foram estimadas as probabilidades de dias úteis de trabalho em locais descobertos e a trafegabilidade de maquinários no campo, para o município de Londrina-PR. Dias com precipitação igual ou superior a 10 mm foram considerados inadequados para operações a céu descoberto. O número de dias mensais e decendiais que satisfazem essa condição foram ajustados à distribuição binomial negativa e foram estimadas as probabilidades em diferentes níveis. Os dias favoráveis ao trabalho com máquinas no campo foram estabelecidos como aqueles em que os valores de armazenamento de água no solo eram iguais ou inferiores a 90% da capacidade de água disponível na camada superficial de 30 cm do solo e a menor que 5 mm. O método da cadeia de Markov de primeira ordem foi utilizado para estimar as probabilidades condicionais de dias favoráveis ao trabalho com máquinas. Os resultados indicam que o melhor período para realização de obras em ambiente externo em Londrina se estende de abril a setembro, com ótimo entre final de julho e início de setembro. As maiores probabilidades de um dia ser favorável à execução de práticas mecanizadas no campo compreendem o mês de abril e os meses de junho a agosto, e as probabilidades de dois dias seguidos favoráveis ao tráfego de maquinários no campo apresentam ótimo entre os meses de junho e agosto. Essas probabilidades possibilitam determinar as necessidades de máquinas para execução das práticas mecanizadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Letícia Trindade Ataíde, Universidade Estadual de Londrina

Agronomist, Doctor Student in Agronomy, Graduate studies Dept., CCA, University of Londrina, UEL, Rod. Celso Garcia Cid, Km 380, CEP: 86051-990, Londrina, PR.

Paulo Henrique Caramori, Instituto Agronômico do Paraná

Agronomist, PhD, Research Scientist at Instituto Agronômico do Paraná, IAPAR, Rod. Celso Garcia Cid, Km 375, CEP: 86047-902, Londrina, PR.

Wilian da Silva Ricce, Instituto Agronômico do Paraná

Agronomist, Doctor in Agronomy, Researcher at Agroconsult Ltda, IAPAR, Londrina, PR.

Danilo Augusto Bambini Silva, Instituto Agronômico do Paraná

Expert in Computer Science at Agroconsult Ltda, IAPAR, Londrina, PR.

José Roberto Pinto de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Agronomist, Prof. Dr. at the Agronomy Deptº of University of Londrina, UEL, Londrina, PR.

Published

2012-12-04

How to Cite

Ataíde, L. T., Caramori, P. H., Ricce, W. da S., Silva, D. A. B., & Souza, J. R. P. de. (2012). Probabilidade de dias potencialmente úteis de trabalho durante o ano em Londrina. Semina: Ciências Agrárias, 33(6), 2215–2226. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6p2215

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >> 

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.