Infecção de cães domésticos (Canis lupus familiaris, Linnaeus, 1758) da região metropolitana de Guaratuba, Paraná, Brasil por microfilárias circulantes de Acanthocheilonema reconditum (Grassi, 1899)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p1149Palavras-chave:
Microfilárias, Infecção natural, Zoonoses.Resumo
Os quadros epidemiológicos das zoonoses periodicamente sofrem modificações em alguns de seus aspectos, envolvendo a emergência ou reemergência de agravos à saúde do homem e dos animais. Neste cenário sujeito a rápidas transformações, a análise da prevalência de doenças, a exemplo das filarioses diagnosticadas em cães no litoral do Estado do Paraná, apresenta significada relevância. O presente estudo foi realizado com 422 cães e teve como objetivo determinar a prevalência de microfilárias circulantes de Acanthocheilonema reconditum tanto nos animais alojados no canil municipal, como naqueles domiciliados no bairro COHAPAR II, ambos localizados na região metropolitana da cidade de Guaratuba–Paraná, através de dois exames hematológicos: avaliação do sangue a fresco pela técnica da gota espessa e método de Knott modificado por Newton e Wright. Trinta dos animais avaliados (7,10%), 22 machos e oito fêmeas, foram positivos para microfilárias de A. reconditum.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.