Propriedades físicas das sementes de pinhão-manso ao longo da secagem em diferentes temperaturas

Autores

  • Valdiney Cambuy Siqueira Universidade Federal de Lavras
  • Osvaldo Resende Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
  • Tarcísio Honório Chaves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2705

Palavras-chave:

Jatropha curcas L., Pós-colheita, Teor de água, Oleaginosa.

Resumo

Diante do destaque do pinhão-manso (Jatropha curcas L.) no cenário nacional e internacional e da importância do conhecimento das suas propriedades físicas para a contribuição no desenvolvimento de maquinários que auxiliem no processamento pós-colheita das sementes dessa cultura, objetivou-se com o presente trabalho determinar a porosidade intergranular e as massas específicas aparente e unitária das sementes de pinhão-manso submetidas à secagem em diferentes temperaturas do ar. O experimento foi desenvolvido no Instituto Federal Goiano – Câmpus Rio Verde, utilizando-se sementes de pinhãomanso, que foram submetidas à secagem em estufa com circulação de ar forçada. O experimento foi montado em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial (5 x 7), tendo como fatores as diferentes temperaturas (45, 60, 75, 90 e 105 ºC) e os teores de água (33,33; 28,56; 25,37; 21,26; 17,36; 13,04 e 9,09 (% b.u.)), previamente estabelecidos. Verificou-se que a temperatura do ar de secagem e o teor de água das sementes exerceram influência na massa específica aparente e na porosidade das sementes de pinhão-manso. Já a massa específica unitária é influenciada apenas pelo teor de água das sementes. A redução do teor de água causa decréscimo na porosidade e nas massas específicas aparente e unitária das sementes de pinhão-manso e não é possível identificar um comportamento diferenciado em relação as temperaturas utilizadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdiney Cambuy Siqueira, Universidade Federal de Lavras

Engº Agrº., Doutorando em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG.

Osvaldo Resende, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Engº Agrícola, Prof. Dr., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Rio Verde, GO.

Tarcísio Honório Chaves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Discente em Agronomia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Rio Verde, GO. Bolsista PIBIC/CNPq.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Siqueira, V. C., Resende, O., & Chaves, T. H. (2012). Propriedades físicas das sementes de pinhão-manso ao longo da secagem em diferentes temperaturas. Semina: Ciências Agrárias, 33(6Supl1), 2705–2714. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2705

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.