Variabilidade espacial da porosidade total, umidade e resistência do solo à penetração de um Argissolo amarelo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6p2057Palavras-chave:
Índice de cone, Geoestatística, Penetrógrafo.Resumo
O estudo da variabilidade espacial de atributos do solo é importante em áreas sob diferentes usos e manejos. A umidade e a resistência do solo à penetração são consideradas um parâmetro indicativo da qualidade física do solo. Objetivou-se com este trabalho estudar a variabilidade espacial da porosidade total, resistência do solo à penetração e da umidade em uma área de pastejo rotacionado de ovinos. O experimento foi conduzido em um Argissolo Amarelo de textura arenosa nas camadas de 0-0,1, 0,1-0,2 e 0,2-0,3m. Para a determinação dos atributos e resistência do solo à penetração foi delimitada uma malha, com intervalos regulares de 30 m, perfazendo um total de 13 pontos. A porosidade total (PT) e a umidade gravimétrica foram obtidas através das coletas de amostras indeformadas (amostrador do tipo Uhland) e deformadas, respectivamente. A resistência do solo à penetração (RP) foi determinada em cada ponto, utilizando um penetrômetro eletrônico georreferenciado. Os resultados mostraram que a PT apresentou um coeficiente de variação baixo em todas as camadas estudadas. A US em todas as camadas avaliadas e a RP nas camadas de 0-0,1 e 0,1-0,2m apresentaram um coeficiente de variação médio. A RP na camada de 0,2-0,3m apresentou um coeficiente de variação alto mostrando uma distribuição com alta heterogeneidade nos dados. Os atributos PT, RP e US apresentaram um índice de dependência espacial (IDE) fraco em todas as camadas avaliadas. A RP aumenta à medida que a PT e a US exerce uma menor influência sobre o solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.