Perfil e hábitos dos consumidores de cachaça no Estado da Paraíba

Autores

  • Renan Elan da Silva Oliveira Universidade Federal da Paraiba
  • Manoel José da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Edilma Pinto Coutinho Universidade Federal da Paraíba
  • Ricardo Targino Moreira Universidade Federal da Paraíba
  • George Rodrigo Beltrão da Cruz Universidade Federalda Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n1p259

Palavras-chave:

Bebida alcoólica, Consumo de cachaça, Cachaça artesanal, Cachaça industrial, Hábitos de consumo, Preferências do consumidor.

Resumo

O objetivo neste trabalho foi estudar o perfil e os hábitos do consumidor de cachaça no estado da Paraíba. A pesquisa foi descritiva e quantitativa, realizada por meio da aplicação de 595 questionários estruturados nas quatro mesorregiões paraibanas: Litoral, Agreste, Borborema e Sertão. A análise estatística utilizou o teste de Hertley e o teste t de Student a 5% de probabilidade. Quanto ao gênero dos consumidores de cachaça entrevistados, 84,2% são masculinos, e 15,8%, femininos. Observou-se que a frequência de consumo diária e semanal é maior entre os consumidores de baixa escolaridade, e os com ensino superior apresentaram o menor consumo diário. Os locais preferidos para a aquisição da cachaça foram os bares (51,4%) e os supermercados (26,2%). Na Mesorregião Agreste, 4,7% dos consumidores afirmaram que adquirem a cachaça diretamente do produtor. A cachaça de produção industrial foi apontada como a preferida por 50,4% dos consumidores paraibanos, entretanto, na Mesorregião do Agreste, reduto que produz a cachaça de forma artesanal, os consumidores relataram preferência por cachaça produzida artesanalmenete. Em todo o estado, um percentual elevado de consumidores relatou que não sabe a diferença entre cachaça de produção artesanal e industrial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renan Elan da Silva Oliveira, Universidade Federal da Paraiba

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Agroalimentar, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias - Campus Bananeiras, da Universidade Federal da Paraíba.

Manoel José da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Agroalimentar, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias - Campus Bananeiras, da Universidade Federal da Paraíba.

Edilma Pinto Coutinho, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustria (DGTA) do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias - Campus Bananeiras, da Universidade Federal da Paraíba.

Ricardo Targino Moreira, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Tecnologia, Quimica e Alimentos do Centro de Tecnologia - Campus João Pessoa, da Universidade Federal da Paraíba.

George Rodrigo Beltrão da Cruz, Universidade Federalda Paraíba

Professor do Departamento de Agropecuária do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias - Campus Bananeiras, da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2012-04-05

Como Citar

Oliveira, R. E. da S., Silva, M. J. da, Coutinho, E. P., Moreira, R. T., & Cruz, G. R. B. da. (2012). Perfil e hábitos dos consumidores de cachaça no Estado da Paraíba. Semina: Ciências Agrárias, 33(1), 259–270. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n1p259

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)