Avaliação da capacidade de combinação de famílias S2 de milho-pipoca por meio de diferentes testadores
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p873Palavras-chave:
Topcross, Dialelo parcial, Índice de Fasoulas, Comportamento híbrido.Resumo
O objetivo deste trabalho foi comparar três testadores para a discriminação e avaliação da capacidade combinatória de 49 famílias S2, oriundas do híbrido de milho-pipoca IAC 125. As famílias foram avaliadas por seu desempenho per se e em seus cruzamentos com os testadores BRS ANGELA, IAC 125 e Linhagem 3.3. O experimento foi conduzido em látice simples, em Maringá, PR, no ano agrícola 2007/2008. Os parâmetros genéticos e fenotípicos de capacidade de expansão e rendimento de grãos foram obtidos e comparados entre si por meio das estimativas procedentes das progênies obtidas, isto é, dos topcrosses com cada testador e das famílias S2 per se. As capacidades geral e específica de combinação foram estimadas segundo o modelo de dialelo parcial. Foram avaliadas também as heteroses dos topcrosses em relação aos testadores per se, a capacidade de discriminação dos testadores comparada por meio do índice de diferenciação e desempenho proposto por Fasoulas (1983). O testador mais adequado para avaliar as famílias S2, em relação do rendimento de grãos e capacidade de expansão foi a linhagem 3.3.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.