Características físico-químicas de méis produzidos em favos de diferentes idades

Autores

  • Hélio Carlos Rocha Universidade de Passo Fundo
  • Angélica de Almeida Lara Universidade de Passo Fundo
  • Dileta Cecchetti Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Alisson Becker Pacheco Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p639

Palavras-chave:

Coloração, Cera, Apis mellifera L.

Resumo

A cor do mel é uma característica relacionada à fonte floral e que mais interfere na preferência de compra do consumidor. Ao ser elaborado, o mel é depositado em favos de cera, a qual é composta de hidrocarbonetos, ésteres e uma pequena percentagem de ácidos graxos e alcoóis, que propiciam a cera a plasticidade e a capacidade de absorver diversos elementos. A reutilização consecutiva de favos pode transferir pigmentos ao mel, alterando as características do produto final. O presente estudo teve por objetivo avaliar a influência da reutilização de favos da melgueira sobre a coloração e as variáveis físico-químicas do mel. O experimento foi conduzido utilizando-se um delineamento em blocos casualizados com quatro tratamentos e seis repetições. Cada colméia foi considerada como um bloco. Os tratamentos constaram de caixilhos com lâminas de cera alveolada e favos com um, dois e três anos de uso, totalizando 24 caixilhos. Os méis foram avaliados através de espectrofotometria de reflectância difusa e as variáveis físico-químicas em laboratório por meio de procedimentos padrões. A reflectância difusa assim como o açúcar total, pH, acidez e cinzas não apresentaram diferenças entre os tratamentos (p > 0.05). A coloração do mel produzido em favos de diferentes anos de uso não sofreu alteração, porém o mel produzido em favos com lâminas de cera apresentou cor mais clara e menor conteúdo de açúcar total.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hélio Carlos Rocha, Universidade de Passo Fundo

Dr. Professor dos Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo, RS, Brasil. Campus I, Bairro São José, BR 285, km 171. CEP 99001-970. Passo Fundo, RS.

Angélica de Almeida Lara, Universidade de Passo Fundo

Eng.-Agr., Assistente Técnico do Projeto Apicultura – Universidade de Passo Fundo - FAMV/UPF.

Dileta Cecchetti, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Msc. Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Alisson Becker Pacheco, Universidade de Passo Fundo

Acadêmico do Curso de Agronomia - Universidade de Passo Fundo - FAMV/UPF.

Downloads

Publicado

2010-09-01

Como Citar

Rocha, H. C., Lara, A. de A., Cecchetti, D., & Pacheco, A. B. (2010). Características físico-químicas de méis produzidos em favos de diferentes idades. Semina: Ciências Agrárias, 31(3), 639–644. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p639

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)