Diagnóstico do conhecimento de informações básicas para o uso de agrotóxicos por produtores de hortaliças da Região de Londrina

Autores

  • Camila Renata Gonçalves Marques Universidade Estadual de Londrina
  • Pedro Manuel Oliveira Janeiro Neves Universidade Estadual de Londrina
  • Maurício Ursi Ventura Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p547

Palavras-chave:

Intoxicação, Segurança ocupacional

Resumo

O rótulo e a bula dos agrotóxicos contêm informações sobre a utilização correta e segura destes compostos. O entendimento dos mesmos é importante para a prevenção e redução no número de intoxicações ocupacionais. Este trabalho teve por objetivo diagnosticar o conhecimento de informações básicas para o uso de agrotóxicos por produtores rurais de hortaliças da região de Londrina, dando ênfase ao entendimento dos rótulos e bulas pelos mesmos. Para isso, utilizou-se como instrumento de pesquisa, questionário aplicado a produtores rurais cadastrados na Central de Abastecimento do Paraná (CEASA) da cidade de Londrina. Foram abordadas questões relacionadas a intoxicações, uso de equipamentos de proteção individual e entendimento dos rótulos e bulas. As maiores dificuldades foram a compreensão do conteúdo (linguagem técnica) e o tamanho reduzido das letras. Os pictogramas, as faixas de cores e termos importantes para a segurança na utilização de agrotóxicos não foram compreendidos pela maioria dos agricultores. Os inseticidas foram os produtos mais utilizados e responsáveis pelo maior número de intoxicações.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Renata Gonçalves Marques, Universidade Estadual de Londrina

EngºAgrº, Msc. em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina. Caixa Postal 6001, 86051-990, Londrina, PR.

Pedro Manuel Oliveira Janeiro Neves, Universidade Estadual de Londrina

Engº Agrº, Dr. em Entomologia, Professor Adjunto do Departamento de Agronomia, Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR.

Maurício Ursi Ventura, Universidade Estadual de Londrina

EngºAgrº, Doutor em Ciências Biológicas -Entomologia, Professor Adjunto do Departamento de Agronomia, Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR.

Downloads

Publicado

2010-09-01

Como Citar

Marques, C. R. G., Neves, P. M. O. J., & Ventura, M. U. (2010). Diagnóstico do conhecimento de informações básicas para o uso de agrotóxicos por produtores de hortaliças da Região de Londrina. Semina: Ciências Agrárias, 31(3), 547–556. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p547

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>