Plasma sanguíneo desidratado na recuperação de leitões leves ao desmame: desempenho zootécnico, perfil hematológico, freqüência de diarréia e viabilidade econômica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4Sup1p1989Palavras-chave:
Plasma sanguíneo desidratado, Uréia, Diarréia, Eficiência econômica.Resumo
O objetivo desse trabalho foi avaliar o desempenho, perfil hematológico, freqüência de diarréia e potencial econômico de uso do plasma sanguíneo desidratado (PSD) na dieta de leitões desmamados com baixo peso, aos 21 dias de idade. Foram utilizados 72 leitões, sendo 48 machos castrados e 24 fêmeas (PenArLan) com idade média inicial de 21 dias. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com 4 tratamentos e 6 repetições por tratamento (cada baia com dois machos e uma fêmea foi considerada uma repetição). Os tratamentos foram: T1 - animais pesados ao desmame, sem suplementação; T2 - animais leves ao desmame, suplementados com 10g/animal/dia de PSD; T3 - animais leves ao desmame, suplementados com 20g/animal/dia de PSD; T4 - animais leves ao desmame, sem suplementação. O PSD (10 e 20g/animal/dia) foi fornecido diretamente no cocho três vezes ao dia. Aos 35 e 70 dias de idade os leitões foram submetidos a coleta de sangue, sendo utilizado 8 animais de cada tratamento. Diariamente foi realizada a avaliação da freqüência de diarréia. Foi verificada diferença para conversão alimentar (P < 0,05) no período de tratamento compreendido entre 21 a 49 dias de idade e para o período experimental total (21 a 70 dias de idade) com vantagem para o T3. Os valores iniciais de uréia plasmática apresentaram diferença (P < 0,01) com vantagem para o T1, no entanto os valores finais mostraram-se semelhantes. Não houve diferença (P > 0,05) para freqüência de diarréia. Houve um melhor resultado na análise econômica, apontando vantagem para o T3 em relação ao custo da ração nos períodos compreendidos entre 21 a 35 dias, 36 a 49 dias e entre 21 a 49 dias de idade. Considerando todo o período experimental (21 a 70 dias de idade) o T3 apresentou melhor índice de eficiência econômica e de custo médio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.