Sabugo de milho e carvão ativado na produção de Lacase e Basidiomas de Pleurotus sp
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n1p39Palavras-chave:
Substratos, Eficiência biológica, Shimeji, Enzimas.Resumo
O sabugo de milho é uma matéria prima lignocelulósica que pode ser uma opção viável para a produção de cogumelos comestíveis por fungos do gênero Pleurotus, considerando-se que existe uma enorme quantidade deste resíduo agrícola no Estado do Paraná e em todo o Brasil. Este trabalho avaliou três linhagens de Pleurotus sp., Pleurotus ostreatus (branco e CCB) e P. Eryngii (Salmão), como produtoras de lacase utilizando-se extrato líquido de sabugo de milho e em meio sólido à base de sabugo de milho, sem adicionar outras fontes de nutrientes. A linhagem de Pleurotus ostreatus (branco) produziu os maiores títulos de lacase no meio líquido (1,2 U L-1) e também no sólido (~ 2,8 U kg-1) dentre as três linhagens avaliadas. A adição de carvão ativo aumentou a eficiência biológica (30,3 %) do P. eryngii (salmão) quando comparada com a ausência do mesmo (12,7 %). Entretanto, a linhagem de P. ostreatus (branco) não apresentou diferença estatística entre os tratamentos, mostrando que a adição de carvão ativo ao meio sólido, para a produção de cogumelos, pode proporcionar um aumento na eficiência biológica, dependendo da linhagem utilizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.