Comparação de métodos para monitorar populações de Alphitobius diaperinus (PANZER, 1797) (Coleoptera: Tenebrionidae) em granja avícola, em Pelotas, RS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n2p295Palavras-chave:
Cascudinho. Monitoramento. Armadilhas. AviculturaResumo
Alphitobius diaperinus (Panzer, 1797) (Coleoptera: Tenebrionidae) coloniza o substrato encontrado em granjas, criando-se em altas populações, causando problemas sanitários com reflexos econômicos. Neste trabalho foi realizada a avaliação comparativa de métodos de monitoramento de A. diaperinus. As avaliações foram feitas em um período de doze meses, em galpão de poedeiras do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, em Pelotas - RS, Brasil, utilizando armadilhas do tipo “tubo” ou de Arends e tipo “sanduíche”. A armadilha do tipo sanduíche mostrou-se mais eficiente na captura de larvas e adultos de A. diaperinus.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.