Teor de macronutrientes na parte aérea e sementes de plantas de alface em função de doses de composto orgânico com e sem adição de fósforo ao solo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4Sup1p1725Palavras-chave:
Lactuca sativa, Adubação orgânica e adubação fosfatada.Resumo
Este trabalho foi conduzido na Fazenda Experimental São Manuel, no município de São Manuel-SP, pertencente à Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Botucatu/SP, com o objetivo de avaliar a influência de doses de composto orgânico, com e sem fósforo adicionado ao solo, nos teores de macronutrientes em plantas e sementes de alface cultivar Verônica. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com dez tratamentos (0; 20; 40; 60; 80 Mg ha-1 de composto orgânico com e sem 400 kg ha-1 de P205 adicionado ao solo) e quatro repetições. Foi avaliado o teor de macronutrientes na parte aérea e nas sementes. Os dados foram submetidos às análises de variância e de regressão. A ordem decrescente dos teores de macronutrientes nas plantas foi potássio > cálcio > nitrogênio > magnésio > fósforo > enxofre e nas sementes foi nitrogênio > fósforo > potássio > cálcio > magnésio > enxofre. Nas sementes o teor de nitrogênio foi cerca de três vezes e meia maior que na parte aérea, o de enxofre uma vez e meia maior, enquanto que o de fósforo foi aproximadamente cinco vezes maior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.