Atividade da enzima redutase do nitrato e teores de prolina livre em raízes de cana-de-açúcar sob os estresses hídrico e ácido no solo

Autores

  • Andressa Freitas de Lima Rhein Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas
  • Durvalina Maria Mathias dos Santos Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias
  • Samira Domingues Carlin Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA Pólo Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1345

Palavras-chave:

Estresses abióticos, Nitrogênio, Osmoprotetor, Sistema radicular, Saccharum spp.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar indicadores fisiológicos da associação entre deficiência hídrica e acidez do solo, por meio da determinação da atividade da enzima redutase do nitrato, dos teores de prolina livre e do crescimento inicial do sistema radicular de plantas jovens da cultivar IAC91-5155 de cana-de-açúcar. Aos 30 dias, as mudas, originadas da brotação de uma gema, foram transferidas para vasos de plástico de 12 dm3 contendo Latossolo Vermelho distrófico álico e submetidas à associação de três tratamentos de disponibilidade hídrica: sem estresse (70%), estresse moderado (55%) e estresse severo (40%), de acordo com a capacidade de campo, e três níveis de acidez no solo: sem estresse (55%), estresse moderado (33%) e estresse severo (23%), considerando-se o índice de saturação por bases. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 3x3, com quatro repetições. Aos 60 dias sob associação dos estresses foram determinados a atividade da enzima redutase do nitrato, os teores de prolina livre e o crescimento inicial do sistema radicular de plantas jovens de cana-de-açúcar. A atividade da enzima redutase do nitrato é indicadora fisiológica do efeito da associação do estresse hídrico e da acidez em condições moderadas no solo, enquanto, a prolina livre é indicadora desses estresses em condições severas. A intensificação da deficiência hídrica reduz o crescimento das raízes de cana-de-açúcar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andressa Freitas de Lima Rhein, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas

Engº Agrº, Doutoranda em Agricultura, Universidade Estadual Paulista, UNESP. Faculdade de Ciências Agronômicas, Campus de Botucatu, SP.

Durvalina Maria Mathias dos Santos, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias

Bióloga, Profª. Adjunta Drª. da Universidade Estadual Paulista, UNESP. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Campus de Jaboticabal, SP.

Samira Domingues Carlin, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA Pólo Centro-Oeste

Engº Agrº, Pesquisadora Científica da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, APTA Pólo Centro Oeste.

Downloads

Publicado

2011-10-14

Como Citar

Rhein, A. F. de L., Santos, D. M. M. dos, & Carlin, S. D. (2011). Atividade da enzima redutase do nitrato e teores de prolina livre em raízes de cana-de-açúcar sob os estresses hídrico e ácido no solo. Semina: Ciências Agrárias, 32(4), 1345–1360. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1345

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)