Resistência a anti-helmínticos em ovinos da região de Londrina - Paraná – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1998v19n1p31Palavras-chave:
Resistência, Ovino, Anti-helmíntico, Albendazole, Ivermectin, Moxidectin.Resumo
A helmintose constitui-se em um dos principais problemas sanitários da ovinocultura moderna, sendo a resistência a anti-helmínticos um sério impedimento para o seu controle. Com o objetivo de verificar a resistência frente ao albendazole, ivermectin e moxidectin, na região de Londrina, Paraná, Brasil, foram selecionados 850 animaisde 10 propriedades, no período de janeiro a março de 1997. Estes ovinos foram distribuídos aleatoriamente em quatro grupos, T1- albendazole, T2 - ivermectin, T3 - moxidectin e T4 - controle, e monitorados pelo método de contagem de ovos por grama de fezes para obtenção do índice percentual da redução da média de ovos de nematóides gastrintestinais. Os resultados apresentados demonstraram que a resistência a anti-helmínticos ocorreu em todas as propriedades com percentual de 100, 80 e 20%, respectivamente, para o albendazole, ivermectin e moxidectin. Pela análise das culturas de larvas, observou-se que o Haemonchus spp. foi o gênero de nematóide mais freqüente e, possivelmente, o principal responsável pela resistência às drogas utilizadas no experimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.