Avaliação do potencial imunoestimulante da Carboximetil-glucana de Saccharomyces cerevisiae em frangos de corte (Gallus domesticus)

Autores

  • Fernanda Patrícia Brito Darpossolo Universidade Estadual de Londrina
  • Leonardo Raffa Quintana Universidade Estadual de Londrina
  • Marciane Magnani Uniersidade Estadual de Londrina
  • Alexandre Oba Universidade Estadual de Londrina
  • Emerson José Venâncio Universidade Estadual de Londrina
  • Raul Jorge Hernan Castro-Goméz Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n1p231

Palavras-chave:

?-glucana, Aves de corte, Atividade imunomodulatória, Levedura

Resumo

A carboximetilglucana (CMG) é uma molécula solúvel, composta de resíduos de glicopiranosil unidos em ?(1-3) e ?(1-6), que possui a capacidade de ativar o sistema imune do hospedeiro. O objetivo do presente estudo foi avaliar as características produtivas e imunológicas de 192 frangos de corte (Gallus domesticus) da linhagem COBB, que receberam rações contendo 0%, 0,025%, 0,050% e 0,075% de CMG de Saccharomyces cerevisiae adicionada em farinha de milho.  Todas as aves foram imunizadas contra a doença de Newcastle e, em cada tratamento, 3 aves escolhidas aleatoriamente receberam CMG intramuscular no 3º, 7º e 14º dia. Foram avaliados o desempenho animal, o desenvolvimento da bursa de Fabricius e lâminas histológicas do intestino delgado, além do número de células fagocíticas no sangue e níveis de anticorpos no soro. Os resultados mostraram diferença no ganho de peso e consumo de ração das aves que consumiram a CMG no período de 1 a 21 dias. O peso relativo da bursa de Fabricius aumentou nas aves suplementadas com 0,025 e 0,050% de CMG. O número de células fagocíticas e os níveis de anticorpos totais dos frangos de corte, aos 21 dias de idade foram maiores nas aves que receberam CMG na ração. Para os animais que receberam CMG via intramuscular foi observado aumento no título dos anticorpos específicos para Newcastle.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Patrícia Brito Darpossolo, Universidade Estadual de Londrina

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado pelo primeiro autor ao Curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina (UEL), atualmente mestranda em Ciência de Alimentos, Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos (DCTA), UEL. Campus Universitário; CP 6001; CEP 86051-970.

Leonardo Raffa Quintana, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Ciência de Alimentos.

Marciane Magnani, Uniersidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Ciência de Alimentos.

Alexandre Oba, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Adjunto do Departamento de Ciências Agrárias, Centro de Ciências Agrárias, UEL.

Emerson José Venâncio, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Adjunto do Departamento de Ciências Patológicas, Centro de Ciências Biológicas, UEL.

Raul Jorge Hernan Castro-Goméz, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Titular, Departamento Ciência e Tecnologia de Alimentos, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2010-04-30

Como Citar

Darpossolo, F. P. B., Quintana, L. R., Magnani, M., Oba, A., Venâncio, E. J., & Castro-Goméz, R. J. H. (2010). Avaliação do potencial imunoestimulante da Carboximetil-glucana de Saccharomyces cerevisiae em frangos de corte (Gallus domesticus). Semina: Ciências Agrárias, 31(1), 231–240. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n1p231

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>