Germinação de sementes de um ecótipo de paspalum da região de Guarapuava – Pr

Autores

  • Ruy Inacio Neiva de Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Denise Bruginski de Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4Sup1p1187

Palavras-chave:

Paspalum notatum, Classificação, Escarificação ácida, Nitrato de potássio

Resumo

O objetivo da pesquisa foi verificar o efeito da classificação das cariopses, da escarificação ácida e do tratamento com nitrato de potássio na germinação das sementes de um ecótipo de Paspalum notatum Flügge da região de Guarapuava, Paraná. Adotou-se o delineamento experimental completamente casualizado em arranjo fatorial com três fatores: classe das cariopses (três classes obtidas em soprador de sementes nas aberturas quatro, cinco e seis), tempo de tratamento com ácido sulfúrico concentrado (0, 7,5 e 15 minutos) e concentração de nitrato de potássio (0 e 0,2%). Foram avaliados a germinação após 7, 14, 21 e 28 dias, o índice de velocidade de germinação e o tempo médio para germinação. A maior germinação obtida foi de 12,2% para as sementes da classe seis do soprador e escarificadas por 15 minutos. Não ocorreu germinação das sementes da classe quatro que não receberam escarificação ácida e não houve interferência do nitrato de potássio. Concluiu-se que a classificação e a escarificação ácida das cariopses favoreceram a germinação das sementes de P. notatum.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ruy Inacio Neiva de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Eng. Agrônomo, Dr., Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Professor Titular do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus São José dos Pinhais - Paraná.

Denise Bruginski de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Docente do Curso de Especialização em Gestão dos Recursos Naturais do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, São José dos Pinhais, Paraná.

Downloads

Publicado

2009-12-29

Como Citar

Carvalho, R. I. N. de, & Carvalho, D. B. de. (2009). Germinação de sementes de um ecótipo de paspalum da região de Guarapuava – Pr. Semina: Ciências Agrárias, 30(4Sup1), 1187–1194. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4Sup1p1187

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)