Casca de arroz carbonizada como substrato para produção de mudas de tamboril-da-mata e garapeira

Autores

  • Fabio Luiz Fleig Saidelles Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária
  • Marcos Vinicius Winckler Caldeira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Waldir Nagel Schirmer Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Huezer Viganô Sperandio Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4Sup1p1173

Palavras-chave:

Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong, Apuleia leiocarpa (Vogel) J.F. Macbr, Sementes florestais, Qualidade de mudas

Resumo

A produção de mudas florestais, em quantidade e qualidade, é uma das fases mais importantes para o estabelecimento de bons povoamentos com espécies nativas. Nesse sentido, o substrato é o fator que exerce influência significativa no desenvolvimento das mudas, e vários são os materiais que podem ser utilizados na sua composição original ou combinados. O objetivo do trabalho foi avaliar a influência da casca de arroz carbonizada como substrato na produção de mudas de Tamboril-da-mata. Enterolobium contortisiliguum (Vell.) Morong) e Garapeira (Apuleia leiocarpa (Vogel) J. F. Macbr). O experimento foi realizado em Santa Maria - RS. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, sendo constituído por 5 tratamentos (T1: 0% de Cascca de Arroz Carbonizada (CAC) + 100% de Solo; T2: 25% de CAC + 75% de Solo; T3: 50% de CAC + 50% de Solo; T4: 75% de CAC + 25% de Solo; T5: 100% de CAC + 0% de Solo), com 5 repetições. Em cada repetição foram avaliadas as médias de 10 plantas. De modo geral, houve efeito da adição da casca de arroz carbonizada ao solo no desenvolvimento de ambas as espécies. Mudas de Apuleira leiocarpa produzidas com altas proporções de casca de arroz carbonizada ao solo tiveram um efeito negativo no seu desenvolvimento. No entanto, para produzir mudas de Enterolobium contortisiliquum com um adequado padrão de qualidade recomenda-se utilizar 50% de casca de arroz carbonizada + 50% de solo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabio Luiz Fleig Saidelles, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária

D.Sc. Pesquisador da FEPAGRO.

Marcos Vinicius Winckler Caldeira, Universidade Federal do Espírito Santo

Prof. D.Sc. Departamento de Engenharia Florestal. Centro de Ciências Agrárias. Universidade Federal do Espírito Santo. Alto Universitário, s/n. Caixa Postal: 16, CEP: 29500-000. Alegre/ES, Brasil.

Waldir Nagel Schirmer, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Prof. D.Sc. Departamento de Engenharia Ambiental, Setor de Ciências Agrárias e Ambientais.  Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Campus Universitário de Irati. Rodovia PR 153 – km 07, Bairro: Riozinho – Caixa Postal: 21, CEP: 84500-000, Irati/PR, Brasil.

 

 

 

Huezer Viganô Sperandio, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando em Engenharia Florestal. Departamento de Engenharia Florestal. Centro de Ciências Agrárias. Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2009-12-29

Como Citar

Saidelles, F. L. F., Caldeira, M. V. W., Schirmer, W. N., & Sperandio, H. V. (2009). Casca de arroz carbonizada como substrato para produção de mudas de tamboril-da-mata e garapeira. Semina: Ciências Agrárias, 30(4Sup1), 1173–1186. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4Sup1p1173

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)