Desempenho de cultivares elites de mandioca industrial em área de cerrado do Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4Sup1p1155Palavras-chave:
Manihot esculenta, Clones, Matéria seca, FéculaResumo
O trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar o desempenho de cultivares elites de mandioca, tipo industrial, em São Gabriel do Oeste, MS, em área típica de vegetação de cerrado. As cultivares IAC 12, IAC 13, IAC 14, IAC 15, IAC 576, Fécula Branca, Espeto e Fibra foram avaliadas quanto a altura de planta, massa fresca de parte aérea, massa fresca de cepa, número de raiz, produção de raiz, teor de amido e índice de colheita. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com oito tratamentos (cultivares) e cinco repetições. O sistema de plantio utilizado foi o de fileiras simples, com espaçamento de 0,90m x 0,70m. A colheita foi realizada após 16 meses do plantio. A cultivar IAC 14 foi a que apresentou maior altura de planta, destacando-se também junto com a IAC 15 na produção de massa fresca da parte aérea. Em relação à produção de raiz, sobressaíram as cultivares IAC 12, IAC 14, IAC 13, IAC 15 e Fibra que não diferiram entre si. Os maiores teores de amido, em ordem decrescente, foram observados nas cultivares IAC 13, IAC 12, IAC 14, Fibra e IAC 15.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.