Potencial agronômico e divergência genética entre genótipos de feijão-vagem de crescimento determinado

Autores

  • Rosângela Maria Pinto Moreira Universidade Estadual de Londrina
  • Josué Maldonado Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • Lúcia Sadayo Assari Takahashi Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Elizabeth Costa Vasconcelos Instituto Agronômico do Paraná
  • Leonardo Cornélio Geus Universidade Estadual de Londrina
  • Leandro Botti Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4Sup1p1051

Palavras-chave:

Phaseolus vulgaris L., Dissimilaridade genética, Germoplasma, Análise multivariada, Seleção de genótipo

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar 11 linhagens e três cultivares de feijão-vagem de crescimento determinado, quanto a divergência genética e o potencial agronômico nas condições de Londrina e Cambé, Paraná, Brasil. O experimento foi em blocos ao acaso, com três repetições, e parcelas constituídas por quatro fileiras com 4,0m de comprimento e 0,5m entre fileiras. Oito caracteres foram avaliados e submetidos às análises de variância individual, conjunta e multivariada. Houve diferenças significativas entre os genótipos para as características consideradas. A interação genótipo x locais não foi significativa para produção e diâmetro de vagem, revelando um desempenho consistente destas características e dos genótipos nestes locais. A divergência genética observada entre os genótipos de feijão-vagem foi quantificada pelos três primeiros componentes principais e três primeiras variáveis canônicas que explicaram 90,2% e 88,7% da variação total disponível, respectivamente. As características morfológicas de vagens e produção de sementes foram agrupadas nos dois primeiros componentes e as características relacionadas à produção de vagens foram agrupadas no terceiro componente, para a análise de componentes principais. Os dendrogramas, baseados nas distâncias euclidianas a partir dos escores dos três principais componentes principais e variáveis canônicas, separaram os genótipos em cinco e sete grupos respectivamente. As cultivares ficaram representadas em diferentes agrupamentos. As linhagens mais promissoras, HAB 402, HAB 415 e HAB 417, pertencem ao mesmo grupo e são dissimilares em relação às cultivares testadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosângela Maria Pinto Moreira, Universidade Estadual de Londrina

Professor Doutor do Departamento de Biologia Geral/ CCB, Universidade Estadual de Londrina, CP 6001 CEP 86051-990 Londrina (PR)

Josué Maldonado Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

Professor Doutor do Departamento de Biologia Geral/ CCB, Universidade Estadual de Londrina, CP 6001 CEP 86051-990 Londrina (PR)

Lúcia Sadayo Assari Takahashi, Universidade Estadual de Londrina

Professora Doutora do Departamento de Agronomia/ CCA, Universidade Estadual de Londrina, CP 6001 CEP 86051-990 Londrina (PR).

Maria Elizabeth Costa Vasconcelos, Instituto Agronômico do Paraná

Pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná, Rodovia Celso Garcia Cid, km 375.

Leonardo Cornélio Geus, Universidade Estadual de Londrina

UEL, ex-Aluno do Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina.

Leandro Botti, Universidade Estadual de Londrina

UEL, ex-Aluno do Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2009-12-29

Como Citar

Moreira, R. M. P., Ferreira, J. M., Takahashi, L. S. A., Vasconcelos, M. E. C., Geus, L. C., & Botti, L. (2009). Potencial agronômico e divergência genética entre genótipos de feijão-vagem de crescimento determinado. Semina: Ciências Agrárias, 30(4Sup1), 1051–1060. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4Sup1p1051

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>