Avaliação citogenética em machos suínos selecionados para teste de "performance"

Autores

  • Gisele Zoccal Mingoti Universidade Estadual Paulista
  • Paulo Henrique Franceschini Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.1992v13n1p21

Palavras-chave:

Citogenética, Teste de "Performance"

Resumo

Utilizou-se para o presente experimento, 6O leitões que haviam sido previamente selecionados para teste de "performance". O objetivo principal foi o de realizar um levantamento piloto sobre o método de seleção de leitões, quanto à prevenção da fixação dos rearranjos cromossômicos a nível de rebanho. Foram analisadas 11 metáfases de cada animal (660 no total), sendo algumas delas fotografadas para montagem e análise do cariótipo. Todos os cariótipos analisados foram 38, XY, considerado normal para a espécie estudada. Conclui-se assim que, para a amostra estudada, os métodos de seleção de leitões para serem utilizados em teste de "performance" têm-se mostrado eficiente no sentido de impedir a fixação de rearranjos cromossômicos, especialmente a translocação recíproca, na espécie suína a nível de plantel.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Zoccal Mingoti, Universidade Estadual Paulista

 

Acadêmica do Curso da Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal FCAVJ-UNESP, Jaboticabal, SP.

 

Paulo Henrique Franceschini, Universidade Estadual Paulista

 

Departamento de Reprodução Animal da FCAVJ-UNESP.

Downloads

Publicado

1992-01-13

Como Citar

Mingoti, G. Z., & Franceschini, P. H. (1992). Avaliação citogenética em machos suínos selecionados para teste de "performance". Semina: Ciências Agrárias, 13(1), 21–23. https://doi.org/10.5433/1679-0359.1992v13n1p21

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.