Utilização de ordenhas sucessivas como procedimento para eliminação de infecção por prototheca spp de casos de mastite clínica bovina (relato de caso)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2000v21n1p89Palavras-chave:
Mastite bovina, Prototheca spp, Prototecoso.Resumo
O presente trabalho relata um caso de dois animais HPB de um rebanho bovino leiteiro, da região norte do Estado do Paraná, dos quais diagnosticou-se mastite clínica por Prototheca spp. Como procedimento para eliminação da infecção optou-se peta utilização de ordenhas sucessivas praticadas seis vezes diariamente durante oito dias. Os animais foram acompanhados através de culturas micológicas das amostras de leite após 15, 30 e 60 dias do inicio do procedimento. Os sinais clínicos regrediram após três dias, e a partir do 15° dia as culturas foram negativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Aline Aartioli Machado Yamamura, Elena Mettifogo, Márcia Kiyoe Shimada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













