Estudo comparativo entre a acepromazina, clorpromazina e levomepromazina em diferentes doses, através do exame bispectral, termo e pressoalgimetria, em cães

Autores

  • Raquel Cristina Gonçalves Universidade Norte do Paraná
  • Flávio Massone Universidade Estadual de São Paulo
  • Lidia Mitsuko Matsubara Universidade Estadual de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p921

Palavras-chave:

Fenotiazinas, Índice bispectral, Termoalgimetria, Pressoalgimetria e cães

Resumo

Objetivou-se comparar, em diferentes doses, a acepromazina, a clorpromazina e a levomepromazina com relação às alterações paramétricas, à analgesia avaliada através da presso e termoalgimetria e a condição bispectral em 90 cães sem raça definida alocados em nove grupos. No primeiro, segundo e terceiro grupo foi empregada a acepromazina nas doses de 0,1; 0,05 e 0,025 mg/kg, respectivamente. No quarto, quinto e sexto grupo foi empregada a clorpromazina nas doses de 1,0; 0,5 e 0,25 mg/kg, respectivamente. No sétimo, oitavo e nono grupo foi empregada a levomepromazina nas doses de 1,0; 0,5 e 0,25 mg/kg, respectivamente, sendo todos os fármacos administrados pela via intravenosa. Parâmetros estudados: frequência cardíaca, pressão arterial, frequência respiratória, capnografia, oximetria de pulso, temperatura retal e gengival, índice bispectral, eletromiografia, pressoalgimetria e termoalgimetria. Concluiu-se que a clorpromazina provocou mais hipotensão e os cães apresentaram maior grau de tranquilização, com miorrelaxamento mais evidente. Todos os grupos apresentaram analgesia térmica e mecânica, sendo esta mais duradoura no grupo tratado com acepromazina. O índice bispectral apresentou-se mais reduzido nos animais tratados pela clorpromazina na dose de 1,0 mg/kg indicando uma tranquilização mais intensa. A acepromazina foi o fármaco que se apresentou como o menos depressor, considerando-se o exame bispectral.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel Cristina Gonçalves, Universidade Norte do Paraná

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP. Professora de Anestesiologia Veterinária da UNOPAR, Arapongas-PR.

Flávio Massone, Universidade Estadual de São Paulo

 

Prof. Titular Voluntário do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da FMVZ – UNESP, Botucatu; Prof. Titular de Anestesiologia Veterinária da FMV-FIFEOB, São João da Boa Vista-SP..

Lidia Mitsuko Matsubara, Universidade Estadual de São Paulo

Doutora pelo Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da FMVZ – UNESP, Botucatu.

Downloads

Publicado

2009-12-20

Como Citar

Gonçalves, R. C., Massone, F., & Matsubara, L. M. (2009). Estudo comparativo entre a acepromazina, clorpromazina e levomepromazina em diferentes doses, através do exame bispectral, termo e pressoalgimetria, em cães. Semina: Ciências Agrárias, 30(4), 921–930. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p921

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)