Efeito da temperatura e de tratamentos pré-germinativos na germinação de sementes de Adenanthera pavonina L.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p815Palavras-chave:
Vigor, Dormência, EscarificaçãoResumo
Adenanthera pavonina L. é uma espécie arbórea nativa da Índia e de ampla distribuição em todos os estados brasileiros, cujas sementes possuem dormência e apresentam interesse medicinal e econômico. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito de diferentes temperaturas e tratamentos pré-germinativos sobre o comportamento germinativo das sementes de A. pavonina, recém colhidas. As sementes foram submetidas a três temperaturas fixas: 20, 25 e 30ºC; e a cinco tratamentos pré-germinativos: desponte com alicate, atrito em lixa, imersão em ácido sulfúrico por vinte minutos, imersão em água a 80ºC por 5 minutos e testemunha (sem tratamento). O vigor das sementes foi avaliado pela porcentagem, primeira contagem, velocidade e tempo médio de germinação. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. O melhor desempenho germinativo das sementes foi nas temperaturas de 20 e 25°C e nos tratamentos pré-germinativos de escarificação mecânica através do desponte com alicate e atrito em lixa, e escarificação química com imersão em ácido sulfúrico por 20 minutos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Advanio Inácio Siqueira Silva, Viviana Borges Corte, Márcio Dias Pereira, Geraldo Rogério Faustini Cuzzuol, Idalina Tereza de Almeida Leite

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













