Produção de biomassa e conteúdo de silício em gramíneas forrageiras sob diferentes fontes de silicato
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p103Palavras-chave:
Brachiaria decumbens, Panicum maximum, Nutrição, Micronutriente, Rendimento.Resumo
Objetivou com este estudo avaliar a utilização de diferentes fontes de silício (Si) sobre as características agronômicas e conteúdos foliares de Si em B. decumbens cv. Basilisk e P. maximum cv. Mombaça tendo como substrato o horizonte B de um Latossolo da Zona da Mata Mineira. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos inteiramente casualizados, em esquema fatorial 4 x 2, com quatro repetições. Os tratamentos constaram de três fontes de Si (silicato de sódio, rocksil e silicato de potássio, com doses correspondentes a 40 g L-1 de Si) e uma testemunha, combinadas com as duas espécies de gramíneas (B. decumbens cv. Basilisk e P. maximum cv. Mombaça). Conclui-se que aplicações foliares de Si promoveram acréscimos na produção de matéria seca de P. maximum no segundo e terceiro cortes. As aplicações foliares de Si proporcionaram maior absorção de silício nas duas espécies estudadas, especialmente no segundo e terceiro corte. As fontes de Si testadas (rocksil, silicato de potássio ou silicato de cálcio) não diferiram entre si, quanto à capacidade de fornecimento de Si adicionado via foliar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Filipe Luis Sávio, Gisele Carneiro da Silva, Itamar Rosa Teixeira, Aluízio Borém

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













