Armazenamento não controlado na qualidade de sementes de Jatropha curcas L.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n2p521Palavras-chave:
Pinhão manso, Germinação, Vigor de sementes, Viabilidade de sementes.Resumo
O ensaio objetivou avaliar a influência do armazenamento na qualidade de sementes de Jatropha curcas L. Foram utilizadas sementes colhidas em Eldorado (MS) beneficiadas manualmente e amostradas de acordo com o período de armazenamento em ambiente sombreado não-controlado. Os períodos testados foram de 17, 40, 66, 108 e 164 dias. O ensaio quantificou o teor de água, a massa de mil sementes, a germinação e o vigor das amostras. A germinação e o vigor através do índice de velocidade de germinação utilizaram duas temperaturas constantes (25 e 30 oC) e dois substratos (rolo de papel e entre areia). A porcentagem de germinação e o IVG para sementes com 17 e 40 dias de armazenagem foram de 71,5 % e 29, enquanto que com sementes dos demais períodos foram de 52 % e 21, respectivamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.