Síndrome vestibular em tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n3p683Palavras-chave:
Síndrome vestibular, Tamanduá-bandeira, Myrmecophaga tridactylaResumo
A síndrome vestibular é uma afecção bem descrita em animais domésticos e pouco relatada em selvagens. Este relato descreveu essa afecção de origem central em uma fêmea adulta de tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), caquética, apresentando deambulação em círculos, hipermetria extensora nos membros torácicos, desvio da cabeça e nistagmo espontâneo horizontal e posicional vertical. O animal foi alimentado por sonda oral, 2x/dia e instituiu-se tratamento com dexametasona subcutânea na dose 6mg/kg, 1x/dia, com melhora progressiva a partir da segunda administração. A dose foi diminuída pela metade do quarto ao sexto dia, e reduzida novamente à metade no sétimo dia, quando ocorreu óbito. Entretanto, no quinto dia de tratamento, a deambulação em círculos foi interrompida, e a hipermetria, desvio da cabeça e nistagmo diminuídos. O tratamento de animais selvagens com síndrome vestibular é um desafio e é prejudicado pela hiporexia ou anorexia, dificultando a recuperação dos mesmos, que geralmente apresentam diminuição da massa muscular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.