Avaliação de complexo polivitamínico, polimineral, com aminoácidos, para leitões lactentes e recém desmamados: efeitos no desempenho, taxa de sobrevivência e índice de diarréia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n2p323Palavras-chave:
Vitaminas, minerais, leitões, performance, aminoácidos essenciaisResumo
Foram realizados dois experimentos em uma granja comercial, nas fases de maternidade e creche, com o objetivo de avaliar os efeitos da administração de um complexo polivitamínico-polimineral com aminoácidos essenciais (Mod Plus ®) sobre o ganho de peso, a incidência de diarréia e a taxa de mortalidade dos leitões nestas fases. Na maternidade foram utilizados 324 leitões (entre 3 e 21 dias de idade) e na creche 295 animais (entre 21 e 63 dias de idade). Na maternidade foram definidos 4 tratamentos: leitões leves que não receberam suplementação nutricional polivitamínica-polimineral, leitões leves suplementados nutricionalmente (3mL ao 3º dia e reforço aos 10 dias de idade, via intramuscular), leitões pesados não suplementados e pesados suplementados nutricionalmente. Na creche os tratamentos foram: leitões leves que não receberam suplementação nutricional com polivitamínicos-poliminerais, leitões leves suplementados nutricionalmente com 1 dose (5mL aos 21 dias de idade, via intramuscular), leitões leves suplementados nutricionalmente com 2 doses (3mL aos 21 dias e aos 28 dias de idade, via intramuscular), leitões pesados não suplementados, leitões pesados suplementados nutricionalmente com 1 dose (5mL aos 21 dias de idade, via intramuscular) e leitões pesados suplementados nutricionalmente com 2 doses (3mL aos 21 dias e aos 28 dias de idade, via intramuscular). O delineamento foi inteiramente casualizado em arranjo fatorial 2 x 2 na maternidade (2 condutas medicamentosas e 2 pesos iniciais) e 3 x 2 na creche (3 condutas medicamentosas e 2 pesos iniciais). Na maternidade os resultados apontaram melhora na taxa de mortalidade (p < 0,05) para leitões suplementados nutricionalmente. Na creche houve melhora do peso final (p < 0,05) para os animais tratados com 1 e com 2 doses de suplementação polivitamínicapolimineral em relação ao grupo controle (respectivamente, 20290g e 20148g versus 18782g). O uso deste complexo polivitamínico, polimineral, com aminoácidos essenciais, foi positivo sobre a taxa mortalidade na maternidade e sobre o desempenho na creche.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.