Influência da caseína hidrolisada no cultivo in vitro de Oncidium baueri (Orchidaceae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n2p207Palavras-chave:
Nitrogênio, orquídea, cultura de tecidosResumo
O nitrogênio possui grande importância para a maioria das espécies cultivadas in vitro. Está envolvido nos processos fisiológicos e bioquímicos associados ao controle de crescimento, diferenciação e morfogênese, sendo a caseína uma das principais fontes de suplementação do nitrogênio. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de diferentes concentrações de caseína hidrolisada no crescimento vegetativo e enraizamento in vitro de Oncidium baueri (Orchidaceae). Os tratamentos testados foram: T1- 0,0 g.L-1; T2- 0,5 g.L-1 de caseína hidrolisada; T3- 1,0 g.L-1 de caseína hidrolisada; T4- 2,0 g.L-1 de caseína hidrolisada e T5- 4,0 g.L-1 de caseína hidrolisada. O meio de cultura utilizado foi o Murashige e Skoog (1962), modificado com metade da concentração de macronutrientes. Após seis meses do início do experimento foram avaliados: massa fresca total; altura da parte aérea; comprimento da maior raiz; número de raízes e número de brotações laterais. Não se observou efeito benéfico no desenvolvimento vegetativo e radicular de Oncidium baueri em meio de cultura suplementado com caseína hidrolisada. A porcentagem de sobrevivência foi 100%, 95% e 94%, respectivamente para T1, T2 e T3, e 80% para T4 e T5.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.