Comportamento ingestivo de novilhos terminados em confinamento submetidos a padrões de fornecimento de energia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n6p2703Palavras-chave:
Concentrado, Imunocastração, Recursos, Variação, Volumoso.Resumo
O objetivo foi verificar os efeitos do fornecimento de diferentes padrões de energia no comportamento ingestivo de bovinos terminados em confinamento. Foram utilizados 27 novilhos, puros e cruzados das raças Charolês ou Nelore com idade e peso médios iniciais respectivos de 22 meses e 252,8 kg. Utilizaram-se três tratamentos, sendo dois com taxa crescente da participação do concentrado ao longo do período de terminação (TC5 e TC10) e um com relação volumoso:concentrado constante (TC). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com três tratamentos, cinco períodos e nove repetições. O tempo de alimentação foi maior para o TC (4,31 horas) em relação ao TC5 (3,85 horas). Os novilhos do tratamento TC10 permaneceram mais tempo em ócio deitado (8,14 horas) em relação aos do tratamento TC (7,24 horas). Houve superioridade do tempo de mastigadas por bolo ruminado do TC10 (58,59 segundos) em relação ao TC5 (54,11 segundos) e maior número de bolos ruminados do TC5 (534,68 bolos ruminados por dia) em relação ao TC10 (473,77 bolos ruminados por dia). O TC apresentou maior consumo de matéria seca (9,54 kg dia-1) que o TC10 (8,63 Kg dia-1). O TC e TC5 demonstraram maiores consumos de FDN (3,63 e 3,58 kg de FDN dia-1, respectivamente) que o TC10 (3,29 kg de FDN dia-1). O padrão constante de energia aumenta o tempo de alimentação e consumo de matéria seca, o de crescimento menos acentuado aumenta o número de bolos ruminados por dia, enquanto o crescimento mais acentuado aumenta os tempos de ócio deitado e mastigadas por bolo e diminui o consumo de fibra em detergente neutro.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.